O PPGEE desenvolveu seu processo de Autoavaliação em consonância com as orientações do Grupo de Trabalho da CAPES que trata do assunto, com o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB. Basicamente, foram definidos os eixos norteadores Formação, Produção Científica e Internacionalização, que embasaram a elaboração dos instrumentos de avaliação, que podem ser divididos em Indicadores Quantitativos e Indicadores Qualitativos.
Todo esse processo é planejado e aplicado pela Comissão de Planejamento Estratégico e Autoavaliação (CPEA), que é responsável também pela elaboração de um Relatório de Autoavaliação, que agrega todas as informações dos diferentes instrumentos empregados. Dessa forma, é feita uma avaliação de meio termo, considerando os dois primeiros anos do quadriênio sob avaliação, e uma avaliação final, compreendendo todos os quatro anos do quadriênio.
O Planejamento Estratégico do PPGEE está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022 e de 2023-2028 da Universidade de Brasília (UnB), com o seu Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) e com as diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Ele visa estabelecer meios pelos quais o Programa continue focado na sua missão, visão e valores. Nesse sentido, ele foi feito a partir do levantamento das matrizes SWOT e SWOT Cruzada do Programa, tendo sido escolhidos três Indicadores Globais: Formação, Produção Científica e Internacionalização.
Refere-se à capacidade do Programa de formar mestres e doutores com qualidade, dentro dos prazos estabelecidos, garantindo a qualificação profissional e acadêmica dos egressos.
Mede a geração e a disseminação do conhecimento do Programa por meio de publicações científicas, patentes, registros de software, livros e outros produtos acadêmicos.
Avalia o grau de inserção do Programa no cenário global, promovendo colaborações com instituições e pesquisadores estrangeiros.
Todo o processo é coordenado pela Comissão de Planejamento Estratégico e Autoavaliação (CPEA), que também é responsável pela elaboração de um Relatório de Planejamento Estratégico ao final de cada Quadriênio de Avaliação da CAPES, a fim de agregar todas as informações relacionadas ao desenvolvimento e execução do Planejamento Estratégico do Programa no período.
O acompanhamento dos resultados do Planejamento Estratégico do PPGEE pode ser feito a partir do Painel Demonstrativo do Programa, que apresenta a apuração dos valores alcançados dos seus Indicadores Globais e Táticos, assim como o andamento das Ações Internas planejadas.
As disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UnB são todas são caracterizadas como Optativas (OP) e são organizadas por Área de concentração (AC) do Programa.
O número total de créditos em disciplinas a ser obtido nos cursos do PPGEE é 20 créditos para o mestrado e 32 créditos para o doutorado.
Nas tabelas, a seguir, são apresentadas as disciplinas do PPGEE, indicando seu código, nome, número de créditos, tipo e obrigatoriedade para cursos de Mestrado (M) e Doutorado (D), além de serem disponibilizadas todas as suas ementas.
Maiores informações sobre a grade curricular dos cursos do PPGEE estão disponíveis na Plataforma SIGAA UnB (link).
Campus Universitário Darcy Ribeiro
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