Apresentação

Apresentação

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) do Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) da Universidade de Brasília (UnB) é originário de um processo de desmembramento do antigo Programa de Pós-Graduação, de mesmo nome. O antigo Programa começou a funcionar em 1979, com o curso de mestrado acadêmico, e em 2000, teve implantado o curso de doutorado. O desmembramento foi aprovado pela CAPES em 2009, mas, o início da nova fase do PPGEE iniciou-se com o ingresso dos primeiros estudantes a partir de março de 2010.

O processo transitório requereu a dedicação dos membros do PPGEE em algumas atividades de encerramento do antigo Programa que se estenderam até 2014, quando foram defendidas as últimas teses de doutorado vinculadas a alunos oriundos do Programa antigo.

Em consequência, o PPGEE dá continuidade à parte das atividades do Programa antigo, dentro de um novo contexto e com objetivos redefinidos.


Contextualização

Desde o processo de desmembramento, em 2010, tem-se observado um aumento na produtividade dos discentes e docentes permanentes vinculados ao PPGEE, manifestado não apenas no número de publicações, mas também no grande número de projetos de pesquisa e prêmios recebidos recentemente.

Ressalta-se também o aumento da internacionalização do Programa, mediante a realização de parcerias em projetos e pesquisas com universidades renomadas de países como Estados Unidos e Alemanha, o que tem impacto também no aumento do número de teses de doutorado desenvolvidas no âmbito de acordos de cotutela entre a UnB e essas universidades.

Por fim, o PPGEE possui uma notável inserção de pesquisa e desenvolvimento com o Governo Federal e contribui de forma importante com a popularização da Ciência e Tecnologia do país, no contexto principal de transferências de tecnologias com entidades públicas e privadas.


Missão, Visão e Valores

A missão do PPGEE é estabelecida como:

Formar mestres e doutores de excelência, com atuação tanto na academia, indústria ou governo, promovendo soluções de vanguarda nas áreas de conhecimento da Engenharia Elétrica alinhadas aos interesses da sociedade.

visão do PPGEE, por sua vez, pode ser definida como:

Ser referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e inovação, contribuindo expressivamente na formação de recursos humanos e produção de conhecimentos técnicos-científicos nas áreas de conhecimento da Engenharia Elétrica. 

Os valores que norteiam o PPGEE na formação de doutores e mestres no domínio da Engenharia Elétrica são:

  • Excelência.
  • Interdisciplinaridade.
  • Internacionalização.
  • Cooperação.
  • Inovação.
  • Ética.

Avaliação da CAPES

Através do processo de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação, SNPG, a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão vinculado ao Ministério da Educação, vem desempenhando importante função para o desenvolvimento da educação e da pesquisa científica e tecnológica no país. As avaliações ocorriam até 2012 com periodicidade trienal e partir de 2013 passaram a ser quadrienais. Os resultados das avaliações apontam quais programas obterão a renovação de seu “reconhecimento” pelo MEC e poderão, portanto, emitir diplomas com validade nacional reconhecida pelo MEC.

Uma vez que o PPGEE entrou em funcionamento em 2010, mediante um processo de desmembramento do antigo Programa de Pós-Graduação de mesmo nome, ele herdou o conceito 4 atribuído pela CAPES na Avaliação Trienal 2007-2009 para o antigo Programa. Atualmente, o PPGEE possui o Conceito 5 na CAPES, o que representa o reconhecimento de sua excelência acadêmica em nível nacional. Ademais, ressalta-se que o PPGEE é único Programa de Pós-Graduação na região Centro-Oeste avaliado na área das Engenharias IV que tem esse conceito.

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

 

Secretaria PPGEE: +55 (61) 3107-5587 / 3107-5758

 

Demais telefones UnB

 

sec@ppgee.unb.br

 

 

Localização

Copyright 2021 © Universidade de Brasília | Faculdade de Tecnologia. Todos os direitos reservados.