Autoavaliação

Autoavaliação

Processo de Autoavaliação

O PPGEE desenvolveu seu processo de Autoavaliação em consonância com as orientações do Grupo de Trabalho da CAPES que trata do assunto, com o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB. Basicamente, foram definidos os eixos norteadores Formação, Produção Científica e Internacionalização, que embasaram a elaboração dos instrumentos de avaliação, que podem ser divididos em Indicadores Quantitativos e Indicadores Qualitativos.

  1. Indicadores Quantitativos: são calculados com base nas informações declaradas para CAPES a cada ano. Dessa forma, é possível acompanhar a evolução desses indicadores a partir de uma comparação com os seus valores em Quadriênios anteriores. Nesse sentido, a cada ano são gerados dois relatórios: R1 – Relatório de Indicadores Específicos da Área das Engenharias IV e R2 – Relatório de Indicadores Gerais do Programa. No R1, são calculados apenas os indicadores quantitativos empregados pela área das Engenharias IV em sua Ficha de Avaliação. Já no R2, são calculados indicadores quantitativos que não têm sido empregados pela área das Engenharias IV, mas que demonstram de um modo geral a saúde do Programa.
  2. Indicadores Qualitativos: são obtidos a partir da consulta aos diferentes grupos de participantes que compõem o PPGEE, a saber: discentes, egressos, docentes e funcionários. Essa consulta é feita por meio de dois tipos de questionários: o Questionário de Avaliação de Disciplinas e o Questionário de Consulta Geral ao Programa. O primeiro deles é aplicado com frequência semestral apenas aos discentes, a fim de consultar a qualidade das disciplinas e das ferramentas de ensino empregadas. Por outro lado, o Questionário de Consulta geral ao Programa é aplicado numa frequência bienal a todos os grupos, com o intuito de avaliar a sua percepção a respeito de diversos aspectos compreendidos nos três eixos norteadores da Autoavaliação do Programa.

Todo esse processo é planejado e aplicado pela Comissão de Planejamento Estratégico e Autoavaliação (CPEA), que é responsável também pela elaboração de um Relatório de Autoavaliação, que agrega todas as informações dos diferentes instrumentos empregados. Dessa forma, é feita uma avaliação de meio termo, considerando os dois primeiros anos do quadriênio sob avaliação, e uma avaliação final, compreendendo todos os quatro anos do quadriênio.


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