UnB Recebe Doação de Relés de Proteção com Funções Baseadas em Ondas Viajantes

A UnB é a primeira universidade da América Latina a receber relés do tipo SEL T400L, que implementam funções de proteção de linhas de transmissão baseadas no domínio do tempo, entre elas, algumas fundamentadas em ondas viajantes. Os equipamentos foram adquiridos juntamente com o dispositivo de teste SEL T4287 especialmente desenvolvido para esse tipo de relé, por meio de doação da empresa Schweitzer Engineering Laboratories, Inc. (SEL).

Esse equipamento representa um marco na evolução da tecnologia dos dispositivos de proteção empregados em sistemas elétricos de potência. Quando da ocorrência de faltas no sistema, ele é capaz de detectar o defeito e enviar comandos de abertura aos disjuntores das linhas de transmissão com tempos da ordem de 1 milissegundo, o que pode representar uma redução de aproximadamente 16 vezes no tempo requerido pelos equipamentos atualmente disponíveis no mercado para tal.

No âmbito do PPGEE da UnB, várias pesquisas já vêm sendo desenvolvidas no Laboratório de Proteção de Sistemas Elétricos (LAPSE) com intuito de propor novos algoritmos de proteção baseados no domínio do tempo e em ondas viajantes. Nesse sentido, os relés SEL T400L serão empregados como parâmetro de referência, possibilitando uma adequação dos novos algoritmos desenvolvidos às aplicações reais em sistemas elétricos de potência.

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

Secretaria PPGEE: +55 (61) 3107-5587 / 3107-5758

Demais telefones UnB

sec@ppgee.unb.br

Localização

Copyright 2021 © Universidade de Brasília | Faculdade de Tecnologia. Todos os direitos reservados.